segunda-feira, 27 de maio de 2013

Você Também Pode Dar um Presunto Legal


O autor
Sérgio Muniz

Entre 1971 e 1973, ele reuniu materiais para um libelo que denunciasse o Esquadrão da Morte como um ensaio para os horrores da ditadura militar.

No roteiro escrito com Francisco Ramalho Jr., cabia um pouco de tudo: notícias de jornal, fotos de execução, transcrição de depoimentos sobre tortura, cenas de peças teatrais descontextualizadas, canções mensageiras, atores nos papéis do delegado Sérgio Fleury (chefe da famigerada Scuderie LeCocq) e do procurador Hélio Bicudo, afastado da investigação. Cenas da condecoração de Fleury pela Marinha, não divulgadas na época, foram obtidas clandestinamente de uma TV pelos bons ofícios de Vladimir Herzog. Enfim, uma peça de resistência política com ingredientes documentais e típico sabor da época. No título, uma piscadela irônica para o espectador: Você Também Pode Dar um Presunto Legal.

Amigos do diretor o aconselharam a não fazer exibições públicas na época, temerosos de que o título fosse sumariamente aplicado a ele. Mais de 30 anos depois, a partir de uma cópia VHS, Muniz aplicou efeitos digitais de legibilidade e recolocou, discretamente, o filme em circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.