sábado, 2 de julho de 2011

novos públicos para o contemporâneo

Semanas de Dança:novos públicos para o contemporâneo 
O projeto Semanas de Dança, que aconteceu no Centro Cultural São Paulo de 5/5 a 26/6, teve como tema a relação da dança contemporânea com os diferentes públicos, sejam estes da própria dança ou de outras manifestações artísticas e culturais, como o cinema, a música e as artes visuais.
Na edição 2011, os visitantes do CCSP tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de várias companhias de dança contemporânea que trouxeram 25 espetáculos e realizaram mais de 100 apresentações, além de ações de mediação, possibilitando o intercâmbio de conhecimento entre os artistas e o público, fazendo com que o evento não fosse apenas de ‘observação’, mas de ‘degustação’ dos processos criativos.
Entre os espetáculos apresentados, alguns fizeram sua estreia no Semanas de Dança – Públicos: Drifting / Em Deriva, de António Pedro Lopes e Gustavo Ciriaco; Kodak, de Neto Machado; Ecos, da Cia Fragmento de Dança e Produto Perecível Laico, da Cia Borelli.
Já que o tema dessa edição era ‘Públicos’, a interdisciplinaridade da dança contemporânea com outras artes e, consequentemente, públicos ficou ainda mais visível nos espetáculos Morena Nascimento e Benjamin Taubkin – um diálogo entre a dança e a música (2010), 6 estudos para flutuar (2010) e Notas Sobre minha mãe – Opus 2, Verdades Inventadas (2008) e Exhibition.
Para o Semanas de Dança – Públicos, algumas companhias uniram-se para apresentar trabalhos em conjunto, como a Sansacroma e Borelli pelo Projeto Mão Dupla, dos quais os espetáculos Máquina de Fazer Falar (2010) e Produto Perecível Laico fazem parte. A Cia Oito Nova Dança trouxe o Projeto 10 anos da Cia Oito – Ancestralidade do Corpo, realizando Modos de ver (2001) e Devoração (2008).
E se um dos objetivos era formar público, além de celebrar a atual produção da dança contemporânea brasileira, o Semanas de Dança não poderia deixar de realizar uma das programações mais especiais – o Semaninha, destinado ao público infantil, que teve apresentações de Dança em Jogo, da Balangandança Cia, Coppélias?!, de Paoli Quito e Um corpo um movimento uma dança, da Escola Municipal de Bailado, sempre acompanhadas de ações de mediação pelos bailarinos e educadores do CCSP.
Em 2011, aproximadamente dez mil pessoais frequentaram o projeto Semanas de Dança – Públicos, assistindo aos espetáculos e/ou participando das diversas ações de mediação, agendadas ou sem necessidade de inscrição. Porém, o mais importante não são os números, mas como cada um desses frequentadores puderam vivenciar a dança contemporânea e descobrir o quanto ela pode ser fascinante e provocadora, seja de nossos próprios questionamentos ou do que sempre questionamos. Vale a pena refletir, e a dança pode ser um caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.