quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

MORTE, Schopenhauer

Admito que se o terror da morte se deve à idéia que temos do não-ser, igual terror nos deveria dominar ao pensar-mos na época em que ainda não existíamos, pois não há dúvida de que o "não-ser" que segue à morte não pode ser diferente do "não-ser" que precede a vida e, portanto, não pode ser mais temível.

Enquanto não existíamos, a eternidade seguia seu curso. Isto, porém, não nos assusta. O que achamos cruel e insuportável é o pensamento de que depois do curto interregno desta existência efêmera, deve vir uma segunda eternidade, durante a qual também não existimos. Será que esta ânsia de viver decorre do fato de havermos gostado da vida, de tê-la achado amável? Indiscutivelmente, não, pois, em geral as provações suportadas nos deveriam predispor antes a lamentar profundamente o paraíso perdido do "não-ser".

A ilusão que abrigamos acerca da imortalidade da alma une-se sempre a de um mundo melhor, o que demonstra claramente que o nosso aqui não vale grande coisa. O problema sobre o que nos acontecerá depois da morte já foi exaustivamente tratado, em livros e conversas, e tratado mais do que o problema do que teríamos sido antes de nascer. Todavia, teoricamente, ambos os problemas despertam o mesmo interesse e oferecem a mesma razão de ser, e quem resolvesse um deles, não teria dúvidas quanto à solução do outro.

Quantas admiráveis declamações temos ouvido sobre a repugnância de admitir que o espírito humano, que abarca o Universo, e que, em suas sublimes concepções, se eleva tão alto, há de acabar sepultado com o corpo. Mas o que ninguém se lembra de dizer é que esse espírito humano deixou passar toda uma eternidade antes de aparecer sobre a Terra, com todos os seus atributos, nem que o mundo, durante toda essa eternidade, tenha passado sem ele.

Não conheço problema que mais se imponha a qualquer inteligência livre de preocupações arbitrárias do que este: - antes de meu nascimento, transcorreu um tempo infinito. Que era eu, durante todo esse tempo?... A eternidade sem mim, "a parte post", não deveria ser mais aterradora do que a eternidade sem mim "a parte ante", uma vez que uma não se diferencia da outra senão pelo sonho efêmero da vida... "A morte não nos importa" - ensina Epicuro. E explica: - "Enquanto existimos, a morte não existe, e quando ela chega, não existimos nós".

________________________________________


GUSTAVE DORÉ
 
Arthur Schopenhauer (1788-1860) é o último dos idealistas alemães, de resto independente e em contínua polêmica com o grupo. Nasceu em Dantzig, de pai rico e mãe culta. Iniciou-se no comércio, que logo abandonou, para entregar-se à filosofia, que estudou em Goettingen e em Berlim. Espirito agudo e engenhoso, com acentuado gosto literário, terminou sua obra-prima. "O Mundo Como Vontade de Representação", aos 30 anos. Deixou Berlim durante a epidemia de cólera que matou Hegel, mudando-se para Frankfurt. Sua filosofia casuística, pessimista e agressiva, foi servida por uma forma literária brilhante. Nos últimos anos da vida, tornou-se famoso e exerceu grande influência no pensamento de seu tempo. É de seu livro "O Mundo Como Vontade de Representação" o texto que hoje publicamos.
 
 
postado por Maíra Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.